Masterpiece Mosaicos

Manual Técnico

Cuidados com seu mosaico

A maioria dos mosaicos da Masterpiece é feita de Mármores e Granitos especialmente selecionados de várias regiões do nosso Planeta.

Provenientes da natureza, Mármores e Granitos estão sujeitos a variações de cores, veios, manchas e pintas. Portanto, não se assuste! A variação de efeitos é normal, principalmente nos mosaicos, onde várias partes da “pedra” são misturadas propositalmente. São esses efeitos que agregam beleza ao mosaico feito de Mármores e Granitos.

Em algumas peças de nossa coleção cujo acabamento é identificado como ANTICATO, utilizamos uma técnica conhecida como tamborilamento para conferir às pedras um aspecto de envelhecimento natural. A versão NATURAL indica a ausência do polimento e a versão POLIDO indica que a pedra foi beneficiada com o processo de polimento em sua superfície, o que destaca bastante as cores e veios das peças.

As versões ANTICATO e NATURAL recebem ainda na fábrica uma camada protetora de impermeabilizante para realçar as cores e proteger a superfície das peças.

Diferente dos Granitos, os Mármores são suscetíveis a manchas e desgaste, portanto indicamos seu uso em paredes e pisos de vários ambientes internos e externos, evitando seu uso em pisos ou bancadas de cozinha ou onde o produto possa sofrer ataques químicos mais facilmente. Óleos e Gorduras são inimigos n° 1 dos Mármores e Granitos. Por isso, se houver o contato, remova rapidamente.

As peças com acabamento POLIDO devem ser instaladas em locais isentos de areia ou terra, pois sabemos que os materiais abrasivos contidos nessa sujeira degradam o brilho das peças polidas.

Para manutenção de nossos mosaicos, utilize detergentes neutros para limpeza e cera para proteger e realçar as cores, desde que esses produtos sejam para tratamento específico de Mármores e Granitos. Não corra o risco de danificar o produto utilizando fórmulas caseiras. Nunca limpe Mármores e Granitos com água sanitária, ácido muriático ou quaisquer outros produtos e materiais corrosivos ou abrasivos.

Instalação

Nossos mosaicos são montados utilizando a técnica indireta tradicional, onde os Mármores e Granitos são recortados e montados em conjunto sobre tela que devem ser instaladas nos ambientes utilizando argamassa colante.

Instalação dos Mosaicos Telados

Para instalação dos mosaicos telados, recomendamos alguns cuidados:
Certifique-se de que o profissional contratado para aplicar seu mosaico tenha experiência com assentamento de revestimentos mais elaborados, pois alguns critérios como as juntas de assentamento e a aplicação de rejuntamento demandam mais atenção que em outros tipos de revestimento.

Preparo da base

- O substrato deve estar curado. Em se tratando de emboço, aguardar pelo menos 28 dias para a cura;
- Antes de revestir superfícies que possam sofrer com a umidade, aconselhamos a impermeabilização do contra piso;
- A superfície deve estar limpa, seca e nivelada.
- As peças das Coleções Artboards, Surfaces, Medallions e Accessories têm espessura de 10 mm, o que facilita bastante a instalação em conjunto com outros revestimentos como porcelanato ou cerâmica. A diferença de espessura que porventura houver pode ser compensada facilmente com argamassa.

Instalação do mosaico

- Faça a inspeção do lote antes da instalação. Se o produto não estiver de acordo com as especificações, ligue para quem lhe vendeu e não instale o material até a chegada da assistência técnica;
- Iniciar a instalação pela área mais visível do ambiente;
- Utilizar espaçador para garantir uniformidade nas juntas, se aplicável;
- Recomendamos o uso de argamassas colantes para instalação dos nossos mosaicos, uma vez que as argamassas feitas em obra (cimento + areia), utilizam areia que podem conter fragmentos de ferro que oxidam os mármores e granitos;
- Mantenha a superfície dos mosaicos livres de argamassa durante o assentamento para evitar manchas;
- Para o assentamento de mosaicos feitos de materiais claros, é aconselhável usar argamassa colante também clara para evitar alterações na cor do material instalado.

Rejuntamento

- Mosaicos com junta seca não necessitam de rejuntamento;
- Aguarde pelo menos 3 dias após o assentamento com argamassa colante para proceder com o rejuntamento;
- Recomendamos aplicar uma camada de cera sobre a superfície dos mosaicos com acabamento ANTICATO ou NATURAL para facilitar a limpeza pós rejuntamento;
- Para rejuntamento de mosaicos instalados com argamassa colante, recomendamos o uso de rejuntamentos à base de cimento portland industrializados sem resinas para facilitar a limpeza pós rejuntamento e dar um toque suave no acabamento;
- Rejuntamentos à base de resina, como o rejuntamento acrílico Bautech (www.bautechbrasil.com.br) ou epóxi, tendem a secar mais rapidamente, por isso recomendamos cuidado na aplicação, removendo o excesso de rejuntamento sobre o mosaico imediatamente após a aplicação, com auxílio de uma esponja úmida para evitar manchas;
- Após o rejuntamento é necessário aguardar 24 horas para liberação do tráfego.

Para manutenção de nossos mosaicos, utilize detergentes neutros para limpeza e cera para proteger e realçar as cores, desde que esses produtos sejam para tratamento específico de Mármores e Granitos. Não corra o risco de danificar o produto utilizando fórmulas caseiras. Nunca limpe Mármores e Granitos com água sanitária, ácido muriático ou quaisquer outros produtos e materiais corrosivos ou abrasivos.

Masterpiece Mosaicos
Fone/ Fax: (48) 3437 0445 - E-mail: sac@masterpiecemosaicos.com.br
Rua Abramo Casagrande, 145 - São Luiz - Criciúma/SC - CEP: 88803-510
© 2007-2017 - Masterpiece Mosaicos - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: VIRTUALIZA

A Masterpiece Mosaicos, localizada em Cocal do Sul, sul de Santa Catarina, produz mosaicos de mármores e granitos para revestimento de piso, parede, formas curvas e outras superfícies.

Masterpiece Mosaicos, Criciúma, SC, site, marmore, cocal do sul, pedra, mandalas, mosaic, empresa, produtos, arquitetos, manual técnico, onde comprar, representantes, fale conosco, historia, virtualiza, arte, peças